CLASSIFICAÇÃO

CLASSIFICAO

A classificação de grãos é um processo que avalia a qualidade dos produtos (grãos) comercializados entre uma cooperativa, cerealista, trading, produtor rural,  indústria ou poder público etc. A Lei nº 9.972 de 25 de maio de 2000 é que institui a classificação de produtos vegetais, subprodutos e resíduos de valor econômico, por efeitos desta, entende-se por classificação o ato de determinar as qualidades intrínsecas e extrínsecas de um produto vegetal, com base em padrões oficiais, físicos ou descritos. Os padrões oficiais de produtos vegetais, seus subprodutos e resíduos de valor econômico serão estabelecidos pelo Ministério da Agricultura e do Abastecimento.

Para atender todos os parâmetros que a lei nº 9.972 exige, o Uberzem dispõe de estrutura física, de instalações, de equipamentos e de profissionais habilitados para execução dos serviços de classificação. Dentro do processo de descarga do veículo, é retirado uma amostra do produto em diversos pontos da carga para averiguar as condições em que se encontram. Ao classificar o produto, identificamos qual é o percentual de desconto que a carga terá em UMIDADE, IMPUREZA, AVARIADO, ARDIDO, PARTIDO. Sabendo da condição do produto é possível continuar com o processo de descarga fazendo os procedimentos que serão necessários para o tratamento do produto.

Após a classificação de um produto, é elaborado um documento denominado LAUDO DE CLASSIFICAÇÃO, no qual constam todos os elementos indispensáveis à identificação do lote, como: firma interessada, natureza do produto, local de armazenamento, peso líquido e bruto, peso da amostra, zona de produção e o enquadramento nos padrões oficiais vigentes - grupo, classe e tipo.

 

 Algumas vantagens resultantes da classificação dos produtos: 

-Referencial de identidade e qualidade;

-Uniformização linguagem compra e venda;

-Organização do mercado;

-Estratificação da qualidade do produto;

-Conhecimento dos atributos FÍSICOS, QUÍMICOS e BIOLÓGICOS;

-Aproxima diferentes agentes do mercado;

-Serviço auxiliar de comercialização;

-Preços diferenciados;

Outros serviços

LIMPEZA E SECAGEM

LIMPEZA E SECAGEM

EXPURGO

EXPURGO

PESAGEM

PESAGEM

ARMAZENAGEM DE GRÃOS E ENSACADOS

ARMAZENAGEM DE GRÃOS E ENSACADOS